SÃO LUÍS - Uma missão composta por técnicos do Ministério da integração nacional vai neste sábado (25) inspecionar a barragem do rio Flores, em Joselândia. A missão foi convocada às pressas pelo governo do Maranhão diante do alerta da Defesa civil para os riscos de agravamento das enchentes no Vale do Mearim.
O lago da barragem do rio Flores está tão cheio que a vazão da água no vertedouro já atingiu cerca de cinquenta centímetros.
Por causa das chuvas, o lago agora imunda centenas de quilômetros quadrados no município de Joselândia, região central do Maranhão.
A barragem do Rio Flores foi construída para controlar as enchentes no Vale do Mearim. Por falta de manutenção, só uma das comportas está funcionando.
A única comporta em atividade foi aberta sete centímetros em uma operação de emergência. A manobra liberou um grande volume d’água em direção ao rio Mearim, que atingiu oito metros acima do nível normal nas cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale.
O risco de uma tragédia preocupa as autoridades do Maranhão. Segundo Roberto Santos, capitão da Defesa Civil, diz que pode haver complicações maiores, dependendo do volume de água que continuar caindo em nosso Estado.
Na noite de ontem (24), as chuvas provocaram o rompimento de açudes, arrasaram plantações e inundaram novas cidades na região central do Maranhão.
A BR-316, que liga o Norte ao Nordeste, teve vários trechos submersos. O trânsito no local ficou complicado. Trechos da BR-135 também estão interditados. Com isso, São Luís está completamente isolada.
Barragem do Rio Flores:
sábado, 25 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário